Ubatuba é um clássico destino balneário para os paulistas, e não é à toa, a cidade abriga a maior quantidade de praias do litoral paulista, são mais de 84 ao longo de quase 100km de costa. Além das praias, muitas ainda selvagens e preservadas, as opções do que fazer em Ubatuba não param por aí. A cidade tem uma natureza encantadora e cheia de atrativos. Em torno de 80% do seu território está preservado por mata nativa, que guarda belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira da Água Branca, com seus imponentes 120 metros de altura e picos como o Corcovado, com 1.180 metros de altitude, de onde se pode ver uma vasta área do litoral.
E por mar, a situação não é diferente, Ubatuba está rodeada por 16 ilhas e mais uma porção de lajes e ilhotas, um ótimo cenário para fazer passeios de barco e mergulho. A Ilha Anchieta, segunda maior do litoral paulista, possui praias de águas cristalinas e trilhas ecológicas que levam a piscinas naturais e ruinas históricas, dos tempos em que a ilha foi transformada em presídio político.
Fazer Mergulho em Ubatuba
Com tamanha quantidade de ilhas, ilhotas e lajes, um mar normalmente calmo e grande diversidade de vida marinha, Ubatuba é um local privilegiado para mergulho e oferece boas oportunidades para a prática durante todo o ano. A visibilidade média está entre 8 e 10 metros de profundidade, chegando aos 18 metros.
Os principais pontos de mergulho em Ubatuba são: Ilha Anchieta, Ilha das Couves, Ilha Rapada e o arquipélago da Ilha Vitória, que se subdividem em diversos outros pontos. Você não precisa ser um mergulhador para experimentar essa experiência, a Praia do Sul, na Ilha Anchieta, é um ponto calmo e ideal para iniciantes ou para checkouts de curso básico.
Fazer Passeio de Barco em Ubatuba
As opções de passeios de barco são praticamente infinitas em Ubatuba. E se você for até lá, não pode deixar de fazer pelo menos um dos passeios. Você poderá optar tanto por passeios em barcos de pesca, para destinos próximos com saídas das praias do Prumirim, Lagoinha ou Almada ou ainda fazer um passeio de escuna para os destinos mais clássicos, como para a Ilha Anchieta e Praia Sete Fontes. Na maioria dos passeios, visitará praias desertas, poderá alugar mascaras de snorkeling e terá a oportunidade de fazer mergulho livre em meio a cardumes de peixes. É uma experiência única, que vai muito além de um simples dia na praia!
Fazer Caminhadas em Ubatuba
Se o seu negócio é caminhar, Ubatuba não vai te decepcionar. Duas trilhas clássicas para se fazer em São Paulo ficam em Ubatuba: A trilha para o Pico do Corcovado, com aproximadamente 6 horas de subida e direito a uma vista incrível do litoral, e a trilha das 7 Praias, com duração de 1 dia, e passagem por praias lindas: Lagoinha, Oeste, Perez, Bonete, Grande do Bonete, Deserta, Cedro e Fortaleza.
Além das trilhas tradicionais, muitas praias do município só podem ser acessadas por trilhas e existem opções de todos os níveis. As mais famosas e recomendadas para quem tem pouca experiência são: Trilha da Praia do Flamengo, Trilha da Praia Brava da Almada, Trilha da Praia de Fora.
Fazer Aula de Surf em Ubatuba
Declarada oficialmente, em 2007, como a Capital Paulista do Surfe, Ubatuba possui ondas de todos os tipos e tamanhos. E quem sempre teve a vontade de aprender esse esporte, encontra na praia de Itamambuca a Escola Zecão de Surf, onde o aluno, em apenas 2 horas, consegue desfrutar e surfar sua primeira onda sozinho. Todo o equipamento necessário pode ser alugado e você só precisa se preocupar em ficar de pé na prancha e curtir as ondas.
Fazer Stand up em Ubatuba
Ubatuba possui praias de águas calmas, ideais para quem quer aprender os princípios da remada no SUP (Stand Up Paddle). O esporte ganhou muitos adeptos pelo Brasil e se você quer começar a praticar ou simplesmente viver um pouco dessa experiência, a Ubatuba SUP oferece cursos de 4 a 8 aulas de duração e aluguel de equipamentos.
Fonte: Desviantes